Políticas Públicas Brasileiras em Educação e Tecnologia
Na sociedade contemporânea novos conceitos, valores, saberes e relações se estabelecem e começam a emergir a partir da presença das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Essas transformações estão gestando uma nova razão que, em princípio, é incompatível com o atual sistema educacional que permanece fechado, linear, e que vem sendo questionado interna e externamente à escola. Aliado a isso, a chamada globalização tem introduzido significativos desafios para a educação e para todo o sistema educacional em função das possibilidades de articulação que são oferecidas pelos meios tecnológicos de informação e comunicação.
Para atender a todas essas demandas, principalmente aquelas advindas da considerada por muitos como a inexorável globalização econômica, o Brasil, nos últimos anos, vem seguindo a política do Banco Mundial para o setor educacional para os países da América Latina. De acordo com Fonseca (1999), essa é uma política seletiva, ou seja, para as populações carentes, programas de baixo custo, em nível de ensino fundamental, e para uma minoria, localizada em centros urbanos, ensino médio e superior. Para atingir essa seletividade, as estratégias propostas pelo Banco são a avaliação externa, a descentralização administrativa, a diminuição de custos, a cobrança de taxas para os níveis mais altos de ensino, a flexibilização do ensino formal, oferecendo mais treinamento aos professores e menos formação stricto sensu, privilegiando a formação ligeira e barata, como a capacitação em serviço, a distancia e em cursos mais rápidos. Isso tudo baseado nas pesquisas internas do Banco que mostram que "o desempenho dos alunos não depende mais da formação do professor e sim do que chamam de ‘pacotes instrumentais’, ou seja, do livro didático, do material pedagógico, etc..." (p. 73).
Paralelo a isso, os Programas Sociedade da Informação desenvolvidos por um grande número de países estão penetrando todas as sociedades, incorporando outros programas para uso de tecnologias que já vinham sendo implementados ao longo dos últimos anos, o que vem provocando transformações em todas as esferas sociais.
Fonte: http://www2.ufba.br/~pretto/pesquisas/cnpq_pq2004/politicas_publicas_tic.htm
Comentários
Postar um comentário